Coordenador : Daniela Leles de Souza
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388874.2199.150313.04022023
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Participam da ação alunos de Pibic Ensino Médio, graduação, pós-graduação e professores da UFF, assim como, colaboradores externos. E nas escolas públicas de Niterói o público alvo principal serão alunos do infantil e fundamental 1, mas os professores indiretamente são beneficiados com a ação. Não podemos deixar de mencionar que ao longo do projeto sempre somos convidados por outras Instituições para realização das oficinas. Bem como o alcance da ação atinge um público muito maior e diversificado por meio dos produtos gerados que ficam disponíveis para serem baixados gratuitamente no Riuff e nas mídias digitais do projeto, sejam eles nossos seguidores ou não.
Local de atuação: O projeto ocorrerá nas dependências do Instituto Biomédico blocos A e E em salas relacionadas ao departamento de Microbiologia e Parasitologia-MIP e a disciplina de Parasitologia, quando da confecção de produtos físicos a serem usados ou doados as escolas, assim como quando ocorreram apresentações sobre o projeto e reuniões presenciais. Mas também, alguns produtos sejam eles físicos ou digitais poderão ser feitos da residência dos participantes/colaboradores, ou mesmo reuniões remotas. Para este ano estão previstas oficinas presencias primariamente nas escolas municipais do Fundamental 1 da Região Oceânica de Niterói-RJ, mas não restritas a este segmento ou região. Assim como estão previstas algumas idas ao Museu de Arqueologia de Itaipu-MAI, UFRJ e Fiocruz de Manguinhos, Rio de Janeiro.
Objetivo
Objetivo Geral: Divulgar a paleoparasitologia e áreas correlacionadas por meio de oficinas e material de acesso aberto. Objetivos específicos: - Divulgar a paleoparasitologia, sua história, importância e descobertas. - Produzir materiais didáticos para realização das oficinas, formando um acervo de materiais que poderão ser escolhidos de acordo com o público alvo. - Produzir material de acesso aberto em mídias digitais que alcance não somente aqueles que participarão das oficinas nas Escolas.
Resumo
Divulgar a ciência em escolas principalmente públicas por meio de oficinas com material paradidático elaborado pelo nosso grupo de pesquisa, mas também alcançar aqueles que não participam das oficinas, por meio de materiais disponibilizados em mídias digitais para acesso gratuito. Mais especificamente, divulgar a Paleoparasitologia na Educação Básica, mostrando que as doenças também podem ser estudadas em populações humanas antigas e animais extintos, e que se correlacionam com endemias e epidemias atuais; e desta forma quem sabe despertar o apreço pela ciência, e por esse tema nos estudantes. O projeto existe desde 2017, em 2023 iremos continuar com produção de materiais paradidáticos para serem usados nas oficinas presenciais, e também na produção de material digital de acesso aberto, além de manter o diálogo com a população por meio das nossas mídias digitais. Neste ano pretendemos finalizar, aplicar e consolidar produtos e atividades elaborados para oficina temática sobre a pré-história de Niterói e áreas correlatas que abordam questões ambientais e de educação em saúde por meio dos seguintes produtos: cartilhas, animações, jogos, réplicas com uso da impressão 3D e livros infanto-juvenis. Pretende-se realizar oficinas presenciais em escolas municipais da Região Oceânica de Niterói, e levar ao conhecimento do grande público os produtos elaborados.